Visitas: 46093
Usuários Online: 1
Um incidente na usina de Onça Puma, em Ourilândia do Norte, no Sul do Pará, causou preocupação nesta segunda-feira (22). O Alto-Forno começou e emitir uma grande quantidade de fumaça. Funcionários cumpriram protocolos de segurança e se afastaram da estrutura, enquanto as medidas de contenção eram tomadas. A Vale informou que está investigando o ocorrido, mas minimizou o caso.
Nas redes sociais, vídeos com a nuvem de fumaça foram compartilhados em falando em incêndios e explosões. No entanto, a Vale assegura que esse tipo de incidente não ocorreu. Por hora, a mineradora informou ser prematuro falar em falhas até a conclusão de uma análise mais detalhada sobre a ocorrência.
“O incidente no alto-forno de Onça Puma, ocorrido no final da manhã de hoje, foi controlado e todos os empregados estão em segurança. O sistema de segurança do equipamento foi acionado e o forno permanecerá desligado. As causas da ocorrência estão sendo investigadas”, diz nota da Vale à Redação do Fato Regional.
É importante explicar que a licença de operação suspensa pela Semas, como informou a Vale, incide apenas sobre a mina do complexo Onça Puma. A usina não teve operações suspensas e por isso estava funcionando normalmente, apesar de a licença ainda não ter sido liberada novamente após mais de 15 dias.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)